segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Felicidade!

"Assim o mundo fica bem mais divertido"!

Neste último sábado (29.10) a Mesb visitou a Sociedade Beneficente de Areias e fez a festa das 64 crianças! As palhaças Risadinha, Camyllinha e Aninha animaram e entregaram muitos doces a meninada; o anão Dunga e toda turma da Mocidade cantaram e dançaram ao som das músicas infantis! O evento fez sucesso no facebook e já recebeu até propostas de doações! Que bommm!!







terça-feira, 18 de outubro de 2011

Música!

Nesta sexta-feira (21), a cantora Norma Pina estará lançando seu CD no Grupo Espírita Semeador do Bem. O evento será logo após a palestra pública, que acontece às 20h. O CD vai custar R$ 10,00.

Contato/ Norma Pina: 86001079 / 92738355

O Grupo Espírita Semeador do Bem fica no bairro da Estância, em Recife - PE.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Crítica - "O Filme dos Espíritos"

por Adriano Portela

Domingo fui assistir "O Filme dos Espíritos", roteiro de André Marouço. Confesso, me decepcionei. Esperava algo grandioso para a obra chave da doutrina: O Livro dos Espíritos. A ideia de adaptar um livro que há mais de 150 anos vêm ajudando a milhares de pessoas, merecia uma homenagem melhor.

A trama gira em torno do personagem Bruno (Reinaldo Rodrigues), um professor de psiquiatria. Depois de induzir a esposa a fazer um aborto e perdê-la para o câncer, ele se entrega ao alcoolismo. Bruno acaba sendo ajudado por um varredor de rua e em seguida pelo seu ex-professor, interpretadao por Nelson Xavier, que por sinal faz um ótimo trabalho, tirando totalmente - mesmo fazendo um filme espírita - o estereótipo de Chico Xavier. O professor também é vítima de um tumor. Outros personagens, como se estivessem em núcleos de novela, também aparecem na história, como uma mulher que está prestes a perder a mãe, novamente para o câncer e um médium que vê espíritos constantemente.

Pelo lado espírita da coisa, achei o filme muito triste e ao mesmo tempo muito parado. Para quem não conhece a doutrina, acaba pensando que tudo está em torno dessa angústia e melancolia. A reunião mediúnica - momento clímax - é estampada na película e ainda de um jeito não muito correto. A reunião conta com a presença do personagem principal; o que na prática não acontece, para o médium frequentar um momento do tipo, leva-se muito tempo de preparo e estudo, ou ser uma ocasião muito especial, o que não ficou claro no filme.

Já pela parte cinematográfica, a obra mais parecia um produto de TV. O longa traz muitos núcleos para apenas 98 minutos, uma imagem que remonta a novela antiga; movimentos sem necessidades em horas que não cabiam, a alternância demais entre câmeras de mão e parada. Um excesso nas cenas de bebedeira do protagonista, muitos planos detalhes. Enfim, Nelson Xavier e Ana Rosa foram desperdiçados, infelizmente.

Nossa doutrina, que teve pontos cinematográficos tão altos, como Nosso Lar e Chico Xavier, ficou a desejar em "O filme dos Espíritos". Vamos torcer para que as próximas produções voltem aos padrões dos filmes supracitados.

"Os Mensageiros" - em breve!


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Quem foi esse homem chamado “Adão”?

por Adriano Portela

Segundo a Bíblia
Foi o primeiro homem a povoar a Terra. Deus fez um boneco de barro, soprou e ele se transformou no homem. Depois Adão foi instalado no Jardim do Éden, o chamado paraíso. Só que o criador achou que Adão estava muito solitário, então tirou uma costela da sua criação e dela fez a mulher. Adão pôs à sua mulher o nome de Eva, porque ela seria mãe de todos os videntes.
Deus fez apenas uma recomendação ao casal: não comer do fruto proibido. Eva caiu no papo da serpente e acabou provando do fruto e ainda fez a cabeça de Adão para o pecado. Ele também comeu o fruto. Os dois foram expulsos do paraíso. Tiveram que trabalhar duro para ter o sustento. Eles tiveram filhos, Caim e Abel.
Abel sempre oferecia parte do seu rebanho a Deus, enquanto Caim dava-lhe os frutos da terra. Mas Deus demonstrava gostar mais da carne. Com ciúmes, Caim matou Abel. Deus ficou enfurecido e mandou Caim para longe, marcando-o com um sinal para que ninguém o matasse. Caim foi habitar na terra de Nod, onde se casou, teve filhos, e construiu uma cidade, à qual pôs o nome de Henoc, nome de um dos seus filhos.
Segundo o Espiritismo
Adão não foi o primeiro nem o único homem que povoou a Terra. De acordo com o espírito Emmanuel, no livro “A caminho da luz”, psicografado por Chico Xavier, espíritos que foram expulsos (os rebeldes) de um planeta chamado Capela, que fica na Constelação do Cocheiro, distante 42 anos luz da Terra, vieram habitar nosso planeta; esses espíritos fazem parte de uma raça, chamada raça Adâmica. Muito notável em inteligência e cultura esses espíritos deram uma guinada no planeta - que já era habitado desde muito tempo, como a América pelos índios, depois é que chegaram os europeus.
Para o espiritismo; Adão, Eva, Caim, Abel... são figuras alegóricas ditas por Moisés, com explicações para a população daquela época, que ainda não estava tão apta para o raciocínio.  Mas existe algo de real nessa história da Bíblia – por sinal, livro que o espiritismo não condena e sim tenta explica-lo, entende-lo melhor -, por exemplo, o barro que Deus usou para criar o homem pode ser a representação dos elementos químicos usados na criação, a costela está para mostrar que a mulher é da mesma natureza do homem e não sinônimo de inferioridade.  
Contradições referentes à “Adão e Eva”:
Se Adão e Eva não tivessem cometido o “pecado”, o planeta Terra até hoje estaria habitado apenas pelo casal?
P.S. O fruto não era a maçã, já que esta não é citada na Bíblia. Mas, entenderam os estudiosos da idade média que ela simbolizava o sexo. Mas, por que Adão e Eva não deveriam ter relações sexuais? Por conta dessa interpretação, a atividade sexual foi considerada como algo sujo.
Se Deus que é bom, não é capaz de Perdoar a “desobediência do casal”, como espera Ele que exercitemos o perdão ensinado por Jesus?
Deus, então, errou, por ter criado dois seres rebeldes, desobedientes e curiosos?
Adão colocou o nome da sua mulher de Eva porque ela seria a mãe de todos os viventes. Como Adão iria saber que existiria mais alguém? Ele sabia o que era procriação?
Deus marcou Caim para que ninguém o matasse. Então teria mais gente na Terra?
Caim foi para Nod e casou-se. Com quem, se só havia Adão e Eva?
Deus faria a procriação da Terra assim, por meio de irmãos com irmãos?
 E disposição genética: raça, cor, olhos.... Tudo veio apenas de um casal?
E a cronologia. A cronologia chinesa remonta que há trinta mil anos o Egito, a Índia e outros países estavam povoados e florescentes pelo menos três mil anos antes da era Cristã. No livro dos Espíritos diz que Adão viveu cerca de quatro mil anos antes de Cristo. Poderia um casal, em mil anos, povoar todo o planeta?
Veja esse comentário do médium Divaldo Pereira Franco:

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Nabuco ainda dita suas ideias!

Será lançado, hoje, no Museu da Abolição, na Madalena, Recife, o livro "Cartas de um imortal", psicografado pelo pernambucano Carlos Pereira. O evento será às 19h.

A obra traz 51 textos de Joaquim Nabuco divididos em dois momentos: Cartas à República e Cartas à Imortalidade. Num terceiro momento, intitulado Cartas à Nabuco, o leitor irá encontrar textos de outras personalidades que marcaram a história do país, e que vem dar seu depoimento sobre a importância da volta ao “mundo dos vivos” de uma das vozes mais importantes do Brasil Imperial.

Em Cartas à Imortalidade vemos o homem Nabuco, o ser que se viu imortal e que redescobriu a vida além da morte. São textos que versam sobre a compreensão acerca de Deus, da imortalidade, do amor, e sobre a verdadeira vida. “Quando os homens tomarem conhecimento da transcendentalidade da vida, da grandiosidade do que é o existir, exterminarão qualquer pensamento de subtração da vida em qualquer aspecto que seja”. De acordo com Carlos Pereira, o contato com o espírito de Joaquim Nabuco deu-se há cerca de dois anos. “Foi preciso um esforço meu e dele para que pudéssemos realizar esse trabalho. Dele pelo seu alto nível intelectual, meu pela necessidade de conseguir me tornar um instrumento viável para reproduzir suas ideias com a fidelidade possível”, explica Carlos. O livro “Cartas de um Imortal” tem ainda prefácio do ex-governador e ministro Gustavo Krause.

Esreia hoje!

Estreia hoje, em todo país, o Filme dos Espíritos. O longa é baseado na obra de Allan Kardec, o Livro dos Espíritos.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011